terça-feira, 11 de março de 2008

Évora

"Évora é uma cidade branca como uma ermida. Convergem para ela os caminhos da planicie como o resto da esperança dos homens. E como uma ermida, quem a habita é o silencio dos séculos do descampado em redor. Conheço, dos seus espectros, a vertigem das eras, a noite medieva ainda nas ruas que se escondem pelos cantos, nas pedras cor do tempo ouço um atropelo de vozes seculares."
Vergilio Ferreira
Numa das minhas, muito curtas, idas ao alentejo, passei por esta maravilhosa cidade cheia de vida e beleza.
Gostei de ver a mistura dos vestigios de monumentos antigos numa cidade que não se deixou ficar atrás no tempo.
Aqui fica uma pequenissima amostra de tão interessante cidade.

Templo Romano


Aqueduto da água de prata. Construido por D. João III para abastecer a cidade de água.





Catedral


Capela de S. Brás.







Igreja da Graça

É uma visita que vale a pena fazer e que eu espero repetir com mais calma.

58 comentários:

Secreta disse...

Infelizmente não conheço, e por estas imagens parece-me uma terra bem interessante.

Beijito.

LuzdeLua disse...

Lindas fotos, um belo convite.
Passando para agradecer a visita e deixar um abraço amigo.
LuzdeLua/NaveganteDoAmor

Anónimo disse...

É lindísisma, não é?
E Monsaraz, foste?

Serenidade disse...

Vim cá ter por acaso..ou talvez não, mas só sei que me deu muito mais vontade de partir ao encontro de Évora, obrigada.

Serenos sorrisos

Fragmentos Betty Martins disse...

.as fotos

são______MARAVILHOSAS._____




muitos.muitos parabéns!



.Évora
é uma cidade cheia de encanto


que

.eu
conheço.bem.______...












BeijO c( carinhO

Ana Luar disse...

Uma cidade simplesmente DESLUMBRANTE... passeio que recomendo vivamente.

Tozé Franco disse...

Olá.
Évora é uma das cidades onde volto sempre com agrado,por vários motivos: a cidade me si (muito onita) os doces (na pastelaria Pão de Rala) e os salgados (Pézinhos de Coentrada e Sopa de Cação, no Martinho da Arcada).
Fico-me por aqui que já me está a crescer água na boca.
Um abraço.

Meg disse...

Em dia de aniversário, HOJE tenho uma surpresa para os amigos.
Espero por ti.
Um abraço

Tiago R Cardoso disse...

Espectacular, de facto excelente, tanto a cidade, como os grandes momentos que aqui deixastes, muito bem.

james emanuel de albuquerque disse...

Lindo.

Estou planejando conhecer Portugal, mas sempre fica para o ano que vem...

Um abraço.

None disse...

Adoro Évora e ainda o mês passado lá fui passar um fim-de-semana ;o)
Bonitas fotos, como sempre!
Beijinhos

Alexandre disse...

Tremenda coincidência, também estive em Évora há poucos dias e trouxe de lá optimas recordações, a melhor de todas a sopa de cação que comi na adega do alentejano, ali pertinho do teatro Garcia de Resende!

Boas fotos fizeste. Um roteiro completo!

Muitos beijinhos!!!

morenocris disse...

Caramba...que encanto. Não conhecia. Belíssimo post.

Beijos.
Bom final de semana.

São disse...

Adoro Évora, por isso : muito obrigada!!
Talvez nos encontremos por lá..
As fotos são muito bem escolhidas!
Bom fim de semana.

R. Sant'Anna disse...

Nossa, é um lugar muito bonito mesmo.
Espero um dia poder visitá-la.

Um abraço

Liz / Falando de tudo! disse...

Que Deus nao me leve antes de eu poder conhece um pouquinho das belezas que existem pelo mundo, como estas ai que você postou!! Lindo!
Meu anjo vim aqui pra te desejar um bom fim de semana, mas também pra te pedir que va la no meu blog e assine meu "guetsbook"! Eu sou uma bobona mesmo, mas quero o meu "guetsbook" com recadinhos de amigos de todo lugar do mundo, e seria uma honra pra mim ter você também!! Muito obrigada
Liz

Fénix disse...

Concordo contigo. Só a visitei duas vezes e tenho pena, mas não fica propriamente perto. :(

Da primeira vez eu ainda era estudante e doi o delirio.

Bj

Meg disse...

Mais um passeio turístico pela tua mão e pelos teus olhos.
E asim se acende o desejo de ir por aí fora.
Obrigada

Um abraço

Jorge P. Guedes disse...

Ah, bela èvora, que te estão ameter gente a mais por ti adentro.
Mesmo assim, continuas das mais belas de Portugal!

Lindíssimas imagens da bicharada, meus irmãos, como costumo dizer.

Saudações.
Jorge G.

Anónimo disse...

Já estive em Evora por 2 vezes, não me leves a mal, mas não gosto.
Uma coisa ou outra, mas no geral, não gostei.
Bjinhos.Pedro

margarida já muito desfolhada disse...

sim é linda, conheço bem.

as tuas fotografias são lindas também.

Lata Mágica Recife disse...

As imagens são belissimas, por conhecidência nós do lata mágica recife; publicamos fotos com o tema da herança barroca que os portugueses deixaram em nossas terras.

Um forte abraço e gostariamos de linkar o seu blog no nosso espaço.

Willam & odilene

Mocho Falante disse...

é de facto uma cidade encantadora. Adoro

Belas fotos

beijocas

LuzdeLua disse...

Passando para rever estes lugares maravilhos, na esperança de um dia poder chegar. Deixo-te um abraço com carinho.
Bjs

Dakini disse...

Saudades de Évora...Boa Páscoa!!!! Cuidado com os doces ;) jinhos

Anónimo disse...

Passei mesmo só para desejar uma Santa Páscoa!

Espaços abertos.. disse...

Que bonita esta visita guiada.
Os votos de uma Santa e Feliz Páscoa .
Bjs Zita

Outonodesconhecido disse...

Gosto muito de Évora.
Boa Páscoa são os votos de
http://jasmimdomeuquintal.blogspot.com/ e de http://outono-desconhecido.blogspot.com/

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca

Carol disse...

Já fui a Évora, mas acontece sempre alguma coisa que me impede de visitar a cidade!
Obrigada por me mostrares essa cidade que me fascina!

Menina do Rio disse...

Qualquer tempo é tempo de Paz.
E o melhor lugar do mundo é onde está
o nosso coração.
E a sintonia é como uma melodia
Ou um sino ao final do dia
nos chamando a confraternizar.

Não tenho religião, mas acredito ns
força maior que rege o mundo e vibro
nesta energia.

Feliz Páscoa!

Rita Galante disse...

É de facto uma cidade lindíssima em terras alentejanas, uma das muitas maravilhas que existe em Portugal!

Já lá não vou há alguns anos mas tenho lindas recordações guardadas no meu coração, quando lá ia com mais frequência.

As fotos são lindíssimas.

Regressarei, se me for permitido, para "saberes que existo" e deixar um pouquinho de luz no teu mundo!

Boa Páscoa.

Beijinhos cheios de Paz e Luz!

Tiago Mendes disse...

Depois leio com atenção.. para já:

Venho desejar uma feliz e santa páscoa para ti e para os teus! :)

Tiago'

Tiago Mendes disse...

Desculpa, ontem passei por aqui à pressa e não tive tempo de apreciar o post. Évora é de facto uma cidade lindissima. E estive lá perto à uns dias... passei por ela e tudo!

As fotografias estão muito boas! ;)

Beijinhos,
Tiago'

Eremit@ disse...

tens razão. ~E uma cidade maravilhosa até nos contrastes e tu documenta-la muito bem. Há para aí uns 6 anos que lá não vou, deve ter crescido muito.
Espero que tenhas tido uma boa Páscoa.
Tens um desafio lá no Eremitério. Conto contigo.
Fraterno abraço

São disse...

Esperando que estejas ainda a saborear doces amêndoas, desejo-te bom fim de semana.

Rita Galante disse...

Já cá tinha estado e ...passei, outra vez, só para saberes que "existo"!

Voltarei para depositar um pouco da minha luz.

Beijinhos cheios de Amor, Paz e Luz!

Anónimo disse...

Bom fim de semana

Gi disse...

Foi por estas bandas que andei nestes últimos tempos. A última às 11 da noite para tratarem de um lenho que o meu neto fez na testa :)

Só boas recordações :)))))

É sem dúvida muito bonita a cidade toda rodeada pelas muralhas .

Um beijinho

Gi disse...

Foi por estas bandas que andei nestes últimos tempos. A última às 11 da noite para tratarem de um lenho que o meu neto fez na testa :)

Só boas recordações :)))))

É sem dúvida muito bonita a cidade toda rodeada pelas muralhas .

Um beijinho

Anónimo disse...

Vim só revisitar Évora...
Um bj, espero que estejas bem!

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Monitor de LCD, I hope you enjoy. The address is http://monitor-de-lcd.blogspot.com. A hug.

Beti disse...

Oi!
O seu blog continua demais!:)
Voltei ao fim de muito tempo!
Passe lá!:)
beijinhos***

despertando disse...

Fui a Évora em Agosto e adorei, vou voltar concerteza.
Obrigada pela partilha

mulherazul disse...

até vi os meninos da gra4a obrigado por esta visita, é a minha cidade natal, é curioso só vivi lá 3 anos, mas foi das épocas mais giras da minha vida. bom fim de semana.

Meg disse...

Então para quando o regresso?
Com mais fotografias e mais notícias tuas.
Uma boa semana e um abraço

Isabel José António disse...

Querida Amiga "Sei que Existes",

Vivi e trabalhei um ano inteiro em Évora. É de facto como diz e como as fotos deixam antever. Mas vivido ao vivo, é muitíssimo mais que tudo o que aqui está bem documentado.

"Eu não sei que tenho é Évora
Que de Évora me estou lembrando..."

Querida Amiga queria dizer que, depois de muitas contrariedades, estamos de novo a efectuar posts, pelo que te convido a visitar-nos. Qualquer um dos blogues tem "novidades".

Um grande Abraço

José António

Isabel José António disse...

Que fotos ABSOLUTAMENTE ESPECTACULARES! Adorámos. Também gostamos imenso de Évora, uma pérola entre pérolas...


Queridos Amigos,

Após uma longa pausa estamos de regresso!

Visitem-nos nos seguintes blogues:

http://flordojacaranda.blogspot.com/


http://reflexoessentidas.blogspot.com/


http://diarioestetico.blogspot.com/


Isabel e José António

Carol disse...

Passei só para deixar um beijo e votos de uma boa semana.

Espaços abertos.. disse...

Infelizmente não conheço essa cidade, ficará para uma próxima vez em tempos de férias.
È riquissíma em património cultural.
Bjs Zita

Menina do Rio disse...

Revendo estas imagens linda, deixo-te um beijo de boa semana

Carol disse...

Passei só para te desejar um bom fim de semana.

Beijinhos.

BF disse...

bonitas estas fotos.. fiquei com mais vontade ainda de visitar com tempo esta linda cidade.

Beijos
BF

Rita Galante disse...

Obrigada pela tua doce visita. Volta sempre.

Quando é que nos presenteias com mais um post?

Beijinhos cheios de Amor, Paz e Luz!

Meg disse...

Querem ver que emigraste e não disseste nada?
Pelo menos que estejas num país rico e próspero.

Um abraço

morenocris disse...

OI? Saudades de você.

Beijinhos.
Boa semana.

Sérgio Pontes disse...

Évora é uma cidade que conheci à alguns anos atrás. Adorei. Gosto muito do Alentejo.

Beijinhos

clautixa disse...

Uma bonita cidade:)
tenhoi a sorte de a visitar +/- de 15 em 15 dias:)
e cada dia gosto mais.
beijoca

Anónimo disse...

fotos lindissimas! fiquei encantada,pena q/ñ tenho condições de ir....mas ficará no meu sonho...e quem sabe ñ irei através dele..rsrsrs