segunda-feira, 18 de junho de 2007

MÉRIDA - Espanha

Mérida foi fundada em 25 A.C. pelo imperador romano Octavio Augusto, com o nome de Emerida Augusta.

Durante a ocupação romana foi uma das cidades mais importantes da Península Ibérica.

Dá-se um período de grande esplendor onde são construídos magníficos edifícios, tais como: o teatro, o anfiteatro, o circo, templos, pontes e aquedutos.

No inicio do séc. XIII, em 1230, as tropas cristãs de Afonso IX, conquistam Mérida e convertem-na na sede do Priorato de San Marcos de León de la Orden de Santiago.


A invasão francesa, tal como fez na restante estremadura, provocou uma lamentável destruição de grande parte do património histórico.O Templo de Diana, encontra-se em pleno centro da cidade.
Segundo o historiador local D. Bernabé Moreno de Vargas, este edifício foi dedicado ao culto do Imperador
O Anfiteatro Romano foi inaugurado no ano 8 A.C.

Tinha uma capacidade de cerca de 15.000 espectadores.
Aqui davam-se os espectáculos de gladiadores contra as ferras.Possivelmente estes eram os locais onde os gladiadores esperavam pela sua sorte na arena.
O Teatro Romano foi construído no ano 16-15 A.C. tendo sofrido algumas remodelações no séc. I e II D.C.
A capacidade do Teatro era de cerca de 6.000 pessoas. Estava dividido entre 3 sectores onde estavam distribuídas as diferentes classes sociais da época.

É o único edifício que voltou a ter a sua mesma função original, celebrando-se desde 1933 o Festival de Teatro Clássico.
A Ponte Romana que fica sobre o rio Guadiana, foi construída no séc. I A.C.
Tem 60 arcos.
Mede 792 metros de largura e 12 de altura.
Passou a ser uma ponte apenas para se passar a pé desde 10 de Dezembro de 1993, altura em que foi construída a Ponte Lusitânia.
O Museo Nacional de Arte Romano, foi construído em1975.


Plaza de España


A Alcazaba Árabe, foi mandada construir por Abderramán II em 828.
O principal objectivo da sua construção, foi a de servir de protecção aos seus governantes e súbitos.

Dentro da Alcazaba destaca-se o Aljibe, que fica no subsolo, junto ao rio.
Há uma dupla escada que leva até ao depósito da água.
Acueduto de los Milagros

Como penso que dá para ver um pouco pelas fotos, esta é uma cidade muito bonita que vale a pena ir visitar!
Eu já lá fui por duas vezes, e ambas as vezes maravilhosaemnte bem acompanhada. O que levou a que tivesse uma viagemn duplamente gratificante. Tanto pela companhia, como pelo que pude ver nesta linda cidade.
Espero lá voltar!...

63 comentários:

Tozé Franco disse...

Já lá fui algumas vezes, a última doas quais com aluno do Secundário.
Vale bem a visita.
Um abraço.

disse...

gostei muito

;)

Textos e Textos disse...

Eu nunca fui, mas as fotos estão espetaculares, imagino ao vivo, deve de ser divinal.

Beijo

amor,liberdade e solidão disse...

olá...nunca lá fui mas abriu-me o "apetite", obrigada pelas palavras.....um blog com efeito terapeutico :)
uma boa semana...;)
bejinhos

Elsa Sequeira disse...

Adorei o passeio!!!

beijinhos!

Maria disse...

Belíssima reportagem fotográfica sobre Mérida...
... que conheço, mas onde não vou há algum tempo...
Foi bom ver
Obrigada por partilhares conosco.

Beijo

Ninas disse...

Excelente reportagem fotográfica. Fui a Mérida há 16 anos ... Foi bom recordar os passos que então dei.

Bom dia!

None disse...

Não conheço, mas confesso que fiquei cheia de vontade de lá ir! Beijinhos

p!p@ disse...

Nunca Visitei... mas adorei as fotos... Parece o máximo! :P

Jinhos

NUVEM disse...

Lindo!!!!! Obrigado ;) ****

Anawîm disse...

Mérida é belíssima, mesmo...

um abraço... e agradeço este passeio virtual

Meg disse...

Belas fotos. Bela lição de História também. Um regalo para os olhos.
Obrigada pelo passeio...
Um abraço

veritas disse...

Magníficas fotos. Despertaste-me a curiosidade.

Bjs. Boa semana.

Fénix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fénix disse...

Olá. Não prestei atenção às tuas imgens... vim só agradecer-te pela força para vigiar exames. É uma seca. São duas horas e não podemos fazer nada... só olhar para os alunos. Nem sentar é permitido na minha escola.

Beijinhos.

mulherazul disse...

Não acredito, um blog azul, ADOREI claro, olha nunca quiz ir a esta cidade mas realmente vale a pena , brigada por todas estas imagens, abriu-me o apetite. boa semana.

Anónimo disse...

a ponte romana é tao parecida à da minha cidade! Gostei de conhecer um pco mais!
beijinho

eu... disse...

agora... viajei... excelente trabalho..

joaninha disse...

não conheco mas parece mto bonita! :)

**

Afronauta disse...

Ir a Mérida é das visitas de estudo que os estudantes portugueses mais apreciam!...

zetrolha disse...

Trabalhas pró ABREU?

Anónimo disse...

Adorei a viagem, obrigada pela partilha, faço questão de um dia a visitar.
Beijinho para ti.

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Pelo que vi das excelentes fotografias gostei muito. Nunca pensei, quando ouvia falar de Mérida, que existisse uma riqueza cultural tão grande. A descrição foi muito boa, espero um dia ir lá. Boa sugestão.

desculpeqqc disse...

Excelente post!
Se és 'Embaixadora de Mérida', pareces!
Fiquei com vontade de lá ir.

PoesiaMGD disse...

Tem toda a razão! As fotos são um espectáculo e bem elucidativas.
bj

Mocho Falante disse...

ai ai como eu fui feliz em Mérida acredita...fizeste-me recordar bons tempos

beijocas

redonda disse...

Parece mesmo uma cidade lindíssima. Gostei muito das fotografias e espero que um dia dê para ir lá :)

Débora Azevedo disse...

Gostei :) bjinhos

nOgS disse...

Senti-me a viagem por este mundo sublime. Obrigada pela visita guiada com tanto carinho.

Um beijinho

james emanuel de albuquerque disse...

Linda viagem!

Obrigado.

Um abraço.

Anónimo disse...

Dá vontade de sair a correr e visitar esses lugares :)

starxandra disse...

E eu como distraída que sou...postei o comentário deste no outro...sorry, mas gostei dos dois!
beijinho!

aminhapele disse...

Por sítios lindíssimos e uma excelente reportagem.
Vou deixar-te uma foto de um campo de mal-me-queres,para não haver "confusão" entre flores.
Beijo.

Moura disse...

Vale a pena visitar esta cidade romana que acabava por estar recheada de edificios ligados ao lazer dada a função da cidade: receber os romanos que eram distinguidos pelos seus feitos heroicos. Os romanos que tinham tido mérito tinham a cidade EMÈRITA para viver os seus últimos dias.
Já lá levei alunos por umas 3 vezes.
Um abraço

Alexandre disse...

Uma reportagem completíssima... e que funcionou pois fiquei com uma tremenda vontade de ir a Mérida, coisa que ando a planear há já alguns anos! Vamos ver se é desta! Obrigado pela dica - as fotos estão óptimas!!!

Beijinhos!!! Muitos!!!

Entre linhas disse...

Não conhecia,mas graças a ti fiquei um pouco mais elucidada,as fotos estão espetactaculares como sempre,também adoro o mundo da fotografia.
Bom fim de smana
Bjs Zita

Conceição Paulino disse...

nunca "tinha ido". Agora, embora de forma virtual fui. Foste um excelente guia. Obrigada pela partilha tão rica. Bj
Luz e paz em teu caminhar

irneh disse...

Lindas fotos de Mérida.

Fui lá, pelo menos duas vezes, com alunos. Gostei muito.

Gi disse...

Uma terra lindíssima cheia de história.Foste uma cicerone perfeita. Uma reportagem fotográfica digna de registo.

beijinhos e bom fim de semana

pé descalço disse...

Sei que existes

tãmbém já visitei Mérida e se me permites, gostaria de fazer do teu belo olhar sobre a cidade, o meu!!!

bjs

Moinante disse...

Gostei desta visita a Mérida .
está soberbo este teu trabalho .

Um doce beijo .

Jorge disse...

Que bela visita guiada!

joshua disse...

Tive um prazer imenso em percorrer Mérida agora mesmo, graças a ti, a sentir nela a cidade, a romanidade, a voz suave do passado latino. Tu aqui tão próximo!

Obrigado.

Bjs

mgqseaml disse...

Yo también estuve hace años y me encantó. He estado en casi todos los sitios de los que has puesto fotos. Besitos

Anónimo disse...

Parece ser linda essa cidade!

=^.^=

Moinante disse...

Convido-te a passar pela minha humilde gruta ...

" Desafios e actos de Nobreza . "

Votos de uma semana feliz .

Diário de um Anjo disse...

Parece que sim!
Muito bonita!!!
beijinho

celtaj disse...

Vaya invitación y vaya fotos.
Imposible resistirse a ella.
Estoy contigo... merece la pena visitar Mérida.
Un abrazo.

Alexandre disse...

Voltei para ver as tuas fotos magníficas!

Beijinhso tb para ti!!!

Isabel José António disse...

Cara Amiga Sei que Existes,

Muito boa a reportagem fotográfica e as fotos estão a condizer.

Sem qualquer tipo de menosprezo acho, no entanto, que a melhor viagem a efectuar será aquela que faremos para dentro de nós.

Essa, a da auto-descoberta, permite-nos conhecer o Cosmos, sem sair do mesmo lugar.

Um grande abraço.

Parabéns pelo post.

José António

Elsa Sequeira disse...

Amiga!
Estás desafiada...foste nomeado – BLOG DO AMOR
Beijinhos!

amor,liberdade e solidão disse...

passei para desejar boa semana..
bjs

temavondodementiras disse...

Deixa ver, uhhhhhh, as minhas próximas férias são daqui a nada, passa a ser uma hipótese. Que bela paciência tens. Sim senhora. Gostei muito. Bjos e resto de boa semana.

Besnico di Roma disse...

Ah!... tu foste à Mérida ?!... Deixa lá eu também gosto muito de ir à Mérida e não me importo nada.
Quando era mais novo costumava ficar hospedado no “Hotel da Imperatriz”
Sabes que a pedra de mármore cinzento que foi usada na construção do “Theatro Romano” é suposta ter sido retirada das pedreiras de Estremoz?
Visitei essas ruínas pela primeira vez no início dos anos 60, estavam então a começar as escavações, tinham descoberto as ruínas havia pouco tempo.
É verdade boa amiga, foi a primeira vez que fui à Mérida e gostei muito. eh eh eh…
Beijitos

Anónimo disse...

Obrigada pelo excelente guia de Mérida que me proporcionou.
A partir daqui seguirei, fielmente, as suas sugestões.

Beijinhos.Mh

Anónimo disse...

meus amigos MERIDA é muito maravilhosa pois tem muitos monumentos vale a pena tirar 3 dias para ter tempo de ver tudo.. fui la em 2007 e vou agora em 2008 pois ficamos encantados com os museus, anfiteatros tudo... Recomendo,recomendo,recomendo...

marcos cavaleiro disse...

É verdade, mérida é uma cidade maravilhosa para se visitar, já lá estive duas vezes, uma este fim de semana ( 6 a 8 de dezembro de 2008) Vale mesmo a pena tirar uns dias para ir lá, por 10 euros da para visitar todos os monumentos,

Abraços

Willoughby disse...

Já lá estive umas horas, mas não deixarei de visitar, logo que possa.
Obrigado pela maravilhosa descrição que faz neste seu Blogue.

Apesar de não conhecer em profundidade, ousei publicar 5 fotografias que consegui recolher numa breve passagem. Por isso, fui feliz em caminhar de BEIJÓS*CINCO ALDEIAS > www.beijoscincoaldeias.blogspot.com, até aqui.
Parabéns... espero a sua visita...

Anónimo disse...

Estou a fazer um trabalho sobre Mérida e este blog ajudou-me.
Obrigada.

Rivera disse...

Olá!
Estou a pensar em ir a Mérida este verão, mas como nunca lá fui estou com uma dúvidas que queria ver se me poderia ajudar a resolvê-las.
Estava a pensar em ficar lá 5 dias a acampar. Vi que há 2 parques de campismo lá o camping mérida e o camping lago de prosperpina. Já alguma vez ficou em algum? Há lá algum sitio para tomar banho, já que quero ir no verão... o lago de prosperpina dá para isso ou não.

Não sei se me pode ajudar...
Fico à espera de uma responta sua, para o meu e-mail ana.v.jeronimo@gmail.com
Obrigado!

Div disse...

Acabei de chegar de Mérida, é um lugar maravilhoso, recomendo a todos que passarem pela Espanha.É uma verdadeira aula de História esta bela cidade!

Jorge disse...

Olá Boa tarde, não sei se este post ainda está activo, mas deixo aqui umas perguntas. Gostei de ter visto as fotos e já não vou a Mérida à mais de 10 anos e já não me lembro da maior parte dos locais. Mas vou com a minha filha de 7 anos para visitar e passar 2 dias e depois sigo para Cáceres e volto a entrar em Portugal. Ser´que me pode dar umas ideias do que se pode fazer/visitar com uma criança? Obrigado e cumprimentos. Deixo o meu mail JNUNES74@gmail.com

francisco braamcamp disse...

Obrigado pela reportagem. Parabéns. Decidi-me agora, irei visitar Mérida em Setembro.